CIDADES E SOLUÇÕES - O RETRATO DA TERCEIRA IDADE
O pais está envelhecendo rápido. De acordo com o IBGE, a população idosa aumentou cerca de 47% nos últimos 10 anos. A terceira idade já soma 20 milhões de pessoas em todo o país. Mas a grande maioria das cidades brasileiras não está preparada para atender às necessidades desta parcela da população. Falta um sistema de saúde adequado, acessibilidade urbana e condições para que as pessoas em idade avançada possam viver com conforto e integradas à sociedade.
No primeiro programa da série sobre a terceira idade, mostramos a UNATI - Universidade Aberta da Terceira Idade - ligada à Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que oferece uma grande variedade de atividades, orientação e acompanhamento médico para os idosos cariocas. E o programa de ensino de informática que tem ajudado a terceira idade do Rio de Janeiro a usar computadores e navegar na internet.
Canal: Globonews (Brasil)
Duração: 22 minutos
Idioma: Português (no subs)
Codec: Dvix
Formato do Vídeo: 4:3
Qualidade: PDTV-RIP (Qualidade equiparada ao DVD)
1 Comentário:
É muito importante a socialização do conhecimento para a terceira idades. Mas difícil é compreender que os acadêmicos consideram a terceira idade um retrocesso humano.Tratam o idoso como crianças grandes. Por que não abre de fato as portas das faculdades, com acesso aos cursos e participação efetiva na graduação? Por que não transforma de fato num processo facilitador? Não posso me imaginar dentro de uma universidade para ter acesso à internet, fisioterapias e jogos de terceira idade! Sou uma idosa (64 anos) atuante, trabalho no terceiro setor, e fiz quande parte dos cursos de especialização, após criar 3 filhos, ser avó de 5 netos e superar a síndrome do ninho vazio.
São tantas as mulheres que não tiveram acesso à universidade porque casaram cedo (cultural) passaram grande parte de suas vidas administrando o lar, provendo filhos, marido e netos...
Postar um comentário